EMECE-Encontro de Mocidades Espíritas do Ceará

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

PEÇA TEATRAL: O FIO DO FIM DA LINHA


HÁ LUGARES ONDE NÃO SE DEVE CHEGAR
Você sabe dizer qual é a 3ª principal causa no mundo, de morte entre 18 e 34 anos de idade? E entre todas as pessoas de qualquer idade, que é a 10ª causa de morte, você sabe?
De acordo com os dados estatísticos da OMS (Organização Mundial de Saúde), a resposta das perguntas acima é, infelizmente, uma só: o SUICÍDIO.
No dia 21 de junho de 2009, tive o prazer de assistir em Mogi das Cruzes-SP, no Palco do CEAP – Centro Espírita Antônio de Pádua, o Espetáculo Teatral “O Fio do Fim da Linha – Há lugares onde não se deve chegar”, uma produção da Associação de Atividades Culturais e Educacionais Lunares (www.associacaolunares.com.br), ou Associação/Grupo Lunares ou simplesmente Lunares.

Por causa da apresentação que se deu na Casa Espírita, a qual faço parte, tive a honra e o privilégio de conhecer o Sr Marco Aurélio Giangiardi e sua equipe. Tivemos uma longa, agradável e reveladora conversa antes da apresentação, a respeito do tema SUICÍDIO e o trabalho da Lunares, de maneira que, com a entrevista que ele me concedeu, obtive muita informação, que infelizmente, por uma limitação de espaço, não poderei publicar em um único artigo. Sendo assim, convido-o(a) prezado(a) internauta/blogueiro(a), para que acompanhe as demais publicações, para vir a conhecer esse grupo e seu fantástico trabalho realizado no decorrer de seus 20 anos de existência.

Um pouco sobre o Grupo Lunares

Grupo Lunares (equipe completa) - a partir da esquerda: Marco Aurélio Giangiardi, Vivian Farahte Giangiardi, Edson Roberto Alves,Etiene Farias de Macedo, Cecilia Helena Farahte Giangiardi, Telma Farahte Giangiardi,Bruno Ricardo Giangiardi, e ao centro, a mascote do grupo, a pequena Tatiane Farahte Giangiardi.
A Lunares, fundada há duas décadas, sob a liderança de seu idealizador e fundador, Marco Aurélio, vem realizando um trabalho, de certa forma, solitário, um trabalho “de formiguinha”, na luta contra o Suicídio, realizando palestras, espetáculos teatrais, caminhadas e recentemente, está na iminência do lançamento de sua primeira obra literária.

É um trabalho, infelizmente, de pouco reconhecimento, de nenhum apoio no meio espírita (apesar da Lunares ser formada por espíritas e ter nascido em uma Casa Espírita), sem apoio da Imprensa Espírita e da Imprensa Nacional. Mas, que vem recebendo muito apoio das Secretarias Estadual e Municipais e de lideranças de comunidades locais, utilizando o teatro para levar informações e um alerta sobre o Suicídio e suas conseqüências do outro lado “da morte”, bem como, para dar uma “agitada” no meio espírita, para tirar alguns de sua zona de conforto.

O Espetáculo “O Fio do Fim da Linha”

Cena: ao centro, Nash (Bruno Giangiardi), e os sequestradores Garter (Edson Alves) e Benit (Vivian Giangiardi)
Nash é um jovem enigmático. Ele guarda muitos segredos a respeito de sua vida infeliz e pobre de recursos materiais. Para sua surpresa ele é seqüestrado por um grupo misterioso. A partir daí, começa a viver experiências estranhas que o levarão a reavaliar a sua existência e os seus últimos atos.

Leva a platéia, de maneira divertida e profunda a acompanhar as reações de um personagem desiludido com a vida quando se vê na iminência de perdê-la.

Através de bom humor, poesia e paixão pela vida, o espetáculo é dirigido a todos os tipos de público, de todas as idades, classe social e religião, fazendo-os refletir sobre a importância de estar e manter-se vivo, aproveitando a oportunidade maravilhosa de aprender e construir futuros mais felizes.

A peça tem quatro personagens e uma hora e cinco minutos de duração.

Como é característico nos espetáculos produzidos pela Associação Lunares, há todo um desenrolar de fatos que levarão a platéia para um final surpreendente.

Lunares, lutando pela vida!!!
Suicídio, mate essa idéia.
Autor, Diretor e Produtor: Marco Aurélio Giangiardi
Para agendar palestras ou a apresentação teatral:
Fone: (11) 2682-6835
e-Mail: marcoaurelio@quallimax.com.br
Site: www.associacaolunares.com.br

Clique no link abaixo, para ver o Álbum de Fotos do evento:
Fotos da encenação “O Fio do Fim da Linha”, no CEAP, dia 21 de junho.
Ads by Google
http://mition.wordpress.com/2009/06/24/o-fio-do-fim-da-linha-ha-lugares-onde-nao-se-deve-chegar-por-micao/

Histórico
Nash é um jovem enigmático. Ele guarda muitos segredos a respeito de sua vida infeliz e pobre de recursos materiais. Para sua surpresa ele é sequestrado por um grupo misterioso. A partir daí, começa a viver experiências estranhas que o levarão a reavaliar a sua existência e os seus últimos atos.

Baseado numa narrativa do psiquiatra austríaco Viktor Frankel autor do best seller “Em busca de Sentido” esta produção da Associação Lunares, leva a platéia, de maneira divertida e profunda a acompanhar as reações de um personagem desiludido com a vida quando se vê na iminência de perdê-la.

Através de bom humor, poesia e paixão pela vida, o espetáculo é dirigido a todos os tipos de público, de todas as idades, classe social e religião, fazendo-os refletir sobre a importância de estar e manter-se vivo, aproveitando a oportunidade maravilhosa de aprender e construir futuros mais felizes.

A peça “O fio do fim da linha” tem quatro personagens e uma hora e cinco minutos de duração. Como é característico nos espetáculos produzidos pela Associação Lunares, há todo um desenrolar de fatos que levarão a platéia para um final surpreendente.

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

PALESTRA VIRTUAL -> FAMÍLIA


Família
Palestra Virtual
Promovida pelo IRC-Espiritismo
http://www.irc-espiritismo.org.br

Palestrante: Dalva Silva Souza
Vitória/ES
04/02/2000

Organizadores da palestra:
Moderador: "Wania" (nick: |Moderadora|) "Médium digitador": "Dejavu" (nick: Dalva_Silva_Souza)

Oração Inicial:
<_Cassia_> Inspirados pelo Amor que o Mestre Jesus nos ensinou, coloquemo-nos nesse momento em prece. Que possamos compreender que estamos em processo evolutivo e que todos somos passíveis de erro. Que tenhamos discernimento para alcançarmos o equilíbrio, a paz, a compreensão. Que tenhamos força e paciência para construirmos nosso caminho com amor, tolerância e paciência para conosco e para com o próximo. Que não nos falte coragem para reconhecer o nosso erro, relevar o erro do próximo, corrigir quando necessário, com amor. Que nesse momento de estudo que teremos agora, possamos ampliar nosso entendimento, possamos assimilar, aprender, e depois, que a cada minuto sejamos um pouco melhores que o minuto anterior. Assim seja! (t)

Apresentação do Palestrante:
Amigos, sou professora, vice-presidente da Comunidade Espírita Esperança e diretora do Departamento de Doutrina da Federação Espírita do Espírito Santo. (t)

Considerações Iniciais do Palestrante:
Sobre o tema da noite, "família", podemos dizer que estamos vivendo um tempo de transição, em que as instituições passam por reformulações profundas. A família também sofre esse processo renovador, trazendo grandes dificuldades ao ser humano para adaptar-se às novas contingências. A Doutrina Espírita oferece uma base filosófica consistente, para que possamos colaborar nesse processo renovador, sem nos perdermos pela insegurança e pelo medo. Discutir a família no momento atual à luz do Espiritismo é preparar a sociedade renovada do futuro. (t)

Perguntas/Respostas:
<|Moderadora|> [01] Como definir Família, sob a ótica espírita?

A família é a reunião de espíritos com uma proposta de trabalhar os laços afetivos, corrigindo desequilíbrios do passado e construindo um futuro mais harmonioso. (t)

<|Moderadora|> [02] Certa vez, durante uma palestra em uma casa espírita, o orador contou uma história, que não me recordo em que livro está inserida. "Um casal levou sua vida conjugal até o final da encarnação, apesar das discussões, dificuldades, etc. Anos depois, já na erraticidade, ao planejar sua próxima reencarnação, tomou conhecimento de que voltaria a se unir à antiga companheira. Diante da constatação, perguntou ao amigo espiritual que o acompanhava, a razão do compromisso já que tinha suportado tudo até o fim da existência. O Amigo Espiritual lhe informou de que era preciso voltar com a esposa de outrora, porque ele precisava aprender a Amar. A Lei é de Amor, e ninguém quer ser suportado. Todos querem ser amados. Pergunto: Como analisar, sob a ótica da Doutrina Espírita, um relacionamento no qual o Amor não é mais o elo de união entre os cônjuges? Manter esta relação em função da preservação da família? Partir para uma separação, resguardando os valores fraternos ainda existentes?

A decisão é muito pessoal. Se há possibilidade de crescimento na relação, é possível manter o vínculo, apesar de tudo. Mas se não há crescimento, se as pessoas estão se destruindo, a separação é um caminho viável para reencontrar a felicidade. (t)

<|Moderadora|> [03] <_Cesar_palestra> A formação da família tem como objetivo sempre corrigir desequilíbrios do passado? Isso é uma regra geral?

Não. Há famílias que se reúnem pela afinidade, e devem desenvolver ações de interesse social. (t)

<|Moderadora|> [04] Boa parte das pessoas casadas se diz insatisfeita com seu casamento. O que fazer quando se detecta que o parceiro já não é atraente como nos primeiros tempos? Casamento "quebrado" tem conserto?

A insatisfação no casamento faz parte da vida de espíritos ainda inferiores, como nós. É preciso construir dia a dia a felicidade com o parceiro. Se não há interesse dele é que em nós também a motivação está falhando. "Casamento quebrado" tem conserto. :-) As pessoas podem buscar ajuda nas terapias da Terra e no tratamento espiritual. (t)

<|Moderadora|> [05] Quem não forma uma família, o que significa na visão espirita?

Do ponto de vista da sociologia, hoje família pode ser considerada até formada de uma só pessoa. Do ponto de vista espírita, somos livres de fazer nossas escolhas. Alguém que não forma família pode estar se dedicando à toda família humana, e isso é válido. (t)

<|Moderadora|> [06] Já me foi dito, numa casa espírita, que nossos filhos NÃO SÃO nossos filhos. Ou seja, entendi que ESTÃO nossos filhos. O mesmo se aplicaria para nossos cônjuges. Fiquei triste pois compreendi que nos separaremos no futuro, seguindo cada espírito para novas missões. Isto não é um paradoxo, considerando que nossa doutrina é "a consoladora"?

A separação que acontece entre os que se amam é sempre transitória. Para o espírito, não há limite de espaço e tempo. Os que se amam estão sempre ligados pelo pensamento, então não há separação de fato. (t)

<|Moderadora|> [07] Como orientar a filha adolescente que insiste em iniciar a vida sexual precocemente?

É preciso dialogar sempre. Mostre-lhe que estamos sempre acompanhados por espíritos, os quais poderão incentivar essas relações com o objetivo de retornarem à vida. Uma gravidez nesta fase é contudo um problema para toda a família, e sobretudo para a adolescente que ainda não tem estrutura psico-física para enfrentar os compromissos da maternidade. Mostre-lhe que ela será responsável pelas escolhas que está fazendo. (t)

<|Moderadora|> [08] O Evangelho de Jesus, nos informa de que somente em caso de adultério o casal deve separar-se. O mundo moderno vem acelerando mudanças profundas, quanto a esse preceito. Os casamentos tem-se desfeitos de forma acelerada. A preservação da família tem sido comprometida. Qual a melhor postura de orientação nos centros espíritas para os freqüentadores? Continuamos com a mesma postura do evangelho de Jesus?

Jesus utilizava a palavra "adultério" com uma conotação mais ampla. Podemos entendê-la relacionada a alteração da qualidade do sentimento, e não somente em relação à infidelidade. Desse ponto de vista, amplia-se também nosso entendimento de que conservar um amor exige esforço de nossa parte. Isso é o essencial. (t)

<|Moderadora|> [09] O que pensar de casais homossexuais que vem a ter filhos? Pode uma criança crescer em harmonia tendo pais do mesmo sexo?

É possível, sim. Se há amor verdadeiro entre as pessoas, a convivência é harmoniosa, independentemente de sexo. (t)

<|Moderadora|> [10] Em recente reportagem sobre sexualidade de adolescentes, a revista "Veja" deu uma dica para os pais de adolescentes: "Não tente ser amigo do seu filho. Pai é pai". O que você pensa de afirmativas desse gênero?

Eu precisaria ler o texto para entender a afirmativa em seu contexto. Não acredito que alguém aconselhe a um pai a não ser amigo de seu filho. É provável que o conselho objetive a correção do comportamento inconsistente e "moderninho" de pais que querem ser mais jovens do que seus filhos. (t)

<|Moderadora|> [11] Como entender a formação da família, sob a ótica espírita, em sociedades diferentes da nossa?

Se entendemos família como uma reunião de espíritos para realização de um projeto, percebemos que esse conceito é universal, desvinculado de funções estabelecidas por esta ou aquela cultura. (t)

<|Moderadora|> [12] <_Cesar_palestra> Nesta semana, na Radio Transamérica, houve uma pesquisa sobre o fato do companheiro ou companheira mudar após o casamento; é um fato que durante o namoro a pessoas projetam uma imagem não real do parceiro? Como seria possível se evitar isso?

É natural a mudança após o casamento. O namoro é uma fase de encantamento, em que cada um mostra ao outro o seu lado melhor. Na vida a dois revelam-se as tendências reais. A única maneira de minimizar isso é estar certo de amar aquela pessoa independentemente dos aspectos transitórios: beleza física, status, etc. (t)

<|Moderadora|> [13] Por vezes, casamentos extremamente sofridos são preservados em nome do bem-estar dos filhos. O que dizer àqueles que vivem esse dilema? De um lado existe a dor de uma convivência que só traz brigas e rancores; de outro, a possibilidade do filho se sentir abandonado.

A manutenção do casamento, neste caso, só será benéfica para os filhos se a pessoa tiver capacidade de renunciar verdadeiramente, caso contrário, a tristeza contaminará as relações afetivas e poderá ser pior que a separação. (t)

<|Moderadora|> [14] <^TeCa^> Muitos casais atualmente adotam como o casamento moderno morando em casa separadas, a convivência no mesmo espaço não seria o mais correto?

Nesses tempos de transição, estão ocorrendo experimentações. Como espíritos em busca da evolução, todos os caminhos podem conter preciosos ensinamentos. A família do mundo renovado deve ser construída por nós sem nenhum modelo. A criatividade é que nos indicará o melhor caminho. Não há receita, só consideramos mais adequado que a família viva sob o mesmo teto porque este é o modelo a que estamos acostumados. Isso não é garantia de ser a melhor fórmula. (t)

<|Moderadora|> [15] Dalva, gostaria que você comentasse o seguinte: "O laço que une a sua família verdadeira não é de sangue, mas de respeito e alegria pela vida um do outro. Raramente os membros de uma família se criam sob o mesmo teto." (Richard Bach, "Ilusões, as Aventuras de um Messias Indeciso".

O trecho confirma o ensino de "O Evangelho Segundo o Espiritismo": os verdadeiros laços de família não são os da cosangüineidade, mas os da afinidade espiritual. Podemos estar numa mesma casa, junto a espíritos com os quais não nos afinizamos, mas que precisamos a aprender a amar; e espíritos muito ligados a nós pelos laços afetivos podem estar transitoriamente distantes. (t)

<|Moderadora|> [16] Estou me separando, tenho duas filhas e seis anos de casado. Será que estou certo? O que isto pode acarretar? Eu tenho a obrigação de viver casado só por causa das minhas filhas?

Não podemos avaliar a correção da decisão tomada, só você pode fazê-lo. Por que não medita sobre as causas da falência do casamento? Ninguém tem a obrigação de ficar casado, mas essa pode ser uma opção válida quando conseguimos transformar nossos sentimentos e fazer da vida a dois um projeto de crescimento. (t)

<|Moderadora|> [17] Como administrar e viver numa família onde não reina mais o amor mas sim as "cobranças"?

Talvez a melhor receita seja dialogar e orar. Você já experimentou fazer uma reunião por semana para leitura do Evangelho em família? (t)

<|Moderadora|> [18] Que conseqüência para o filho que apoia o pai ou a mãe em uma separação, onde, nesta, poderá acarretar a decadência do não apoiado? Que papel o filho deve tomar nessa situação?

Os pais estão vivendo um momento muito difícil. O filho deve apoiar a ambos em suas dificuldades, mas isso não significa dar razão a um ou a outro. O apoio de que falamos é afetivo. Deixe claro que você os ama. (t)

<|Moderadora|> [19] <^TeCa^> nos mundos superiores como são constituídas as famílias, é muito diferente do nosso mundo?

Só podemos saber a constituição da família nos mundos primitivos e nos de provas e expiações. Com relação aos mundos superiores, só podemos fazer conjecturas. Acredito que sejam núcleos em que há muito amor. (t)

<|Moderadora|> [20] Vivemos em um mundo que incentiva uma visão banalizada e inteiramente distorcida do sexo. Como orientar os filhos a encarar o relacionamento sexual de forma bonita e responsável? Os que adotam esse tipo de postura são assim por causa da educação recebida no lar ou é algo que o próprio espírito traz consigo?

A postura do indivíduo perante o sexo está relacionada ao seu nível evolutivo e à educação recebida. Os filhos encararão de maneira diferente o sexo se os pais exemplificarem uma postura também diferente. É preciso falar com naturalidade sobre o assunto e demonstrar equilíbrio na própria manifestação afetiva. (t)

<|Moderadora|> [21] Qual deve ser a atitude da mulher grávida no que se refere a sentimentos? Stress, raiva, tristeza, tudo isso influi sobre o espírito reencarnante?

A ligação entre mãe e filho é sempre muito intensa. O que se passa no psiquismo da mãe afeta diretamente o reencarnante. Portanto, se a mulher tem a consciência dessas questões, deve procurar manter-se em equilíbrio. Exercícios de meditação e relaxamento são muito úteis e a oração é sempre indicada. (t)

<|Moderadora|> [22] "... Podemos estar numa mesma casa, junto a espíritos com os quais não temos afinidade, mas que precisamos a aprender a amar... " Que fazer quando a situação contrária ocorre? Amávamos nossa família, mas, por conseqüentes decepções, passamos a (apesar de continuar a respeitar) não mais amar?

Procure na oração o reforço de energia para enfrentar as dificuldades. Procure compreender que entre espíritos ainda tão imperfeitos a convivência na intimidade do lar é difícil e desafiadora. Não esmoreça nunca. (t)

Considerações Finais do Palestrante:
Agradeço a atenção de todos. O assunto "família" é muito complexo e torna-se difícil examinar as questões aqui abordadas com a profundidade que desejaríamos. Esses assuntos estão abordados mais adequadamente em nosso livro "Os Caminhos do Amor", Edição da FEB. Se os companheiros se interessarem, depois poderemos conversar mais vezes sobre as dúvidas que surgirem na leitura. Um grande abraço e até breve! (t)

Oração Final:
Jesus, Mestre e amigo, aprendemos de teus lábios a lição do amor universal que devemos dedicar a todos os espíritos, indistintamente. Entretanto, pequenos que somos, ainda somos iniciantes na conjugação desse verbo misterioso e belo que é "amar". Por isso, nesta noite, pedimos que nos inspires na busca permanente pelo amor. Pelo amor que compreende, que auxilia, que estende as mãos, que caminha junto. Sabemos que a Providência Divina nos situa na família que nos é mais adequada ao progresso espiritual. Por isso, auxilia-nos a amar esses espíritos, com extrema dedicação. Dulcifica-nos o coração no convívio de cada dia. Que teu amor nos ilumine a alma, agora e sempre. Que assim seja. (t)

FONTE:http://www.espirito.org.br/portal/palestras/irc-espiritismo/palestras-virtuais/pv040200.html
Família
Palestra Virtual
Promovida pelo IRC-Espiritismo
http://www.irc-espiritismo.org.br

Palestrante: Dalva Silva Souza
Vitória/ES
04/02/2000

Organizadores da palestra:
Moderador: "Wania" (nick: |Moderadora|) "Médium digitador": "Dejavu" (nick: Dalva_Silva_Souza)

Oração Inicial:
<_Cassia_> Inspirados pelo Amor que o Mestre Jesus nos ensinou, coloquemo-nos nesse momento em prece. Que possamos compreender que estamos em processo evolutivo e que todos somos passíveis de erro. Que tenhamos discernimento para alcançarmos o equilíbrio, a paz, a compreensão. Que tenhamos força e paciência para construirmos nosso caminho com amor, tolerância e paciência para conosco e para com o próximo. Que não nos falte coragem para reconhecer o nosso erro, relevar o erro do próximo, corrigir quando necessário, com amor. Que nesse momento de estudo que teremos agora, possamos ampliar nosso entendimento, possamos assimilar, aprender, e depois, que a cada minuto sejamos um pouco melhores que o minuto anterior. Assim seja! (t)

Apresentação do Palestrante:
Amigos, sou professora, vice-presidente da Comunidade Espírita Esperança e diretora do Departamento de Doutrina da Federação Espírita do Espírito Santo. (t)

Considerações Iniciais do Palestrante:
Sobre o tema da noite, "família", podemos dizer que estamos vivendo um tempo de transição, em que as instituições passam por reformulações profundas. A família também sofre esse processo renovador, trazendo grandes dificuldades ao ser humano para adaptar-se às novas contingências. A Doutrina Espírita oferece uma base filosófica consistente, para que possamos colaborar nesse processo renovador, sem nos perdermos pela insegurança e pelo medo. Discutir a família no momento atual à luz do Espiritismo é preparar a sociedade renovada do futuro. (t)

Perguntas/Respostas:
<|Moderadora|> [01] Como definir Família, sob a ótica espírita?

A família é a reunião de espíritos com uma proposta de trabalhar os laços afetivos, corrigindo desequilíbrios do passado e construindo um futuro mais harmonioso. (t)

<|Moderadora|> [02] Certa vez, durante uma palestra em uma casa espírita, o orador contou uma história, que não me recordo em que livro está inserida. "Um casal levou sua vida conjugal até o final da encarnação, apesar das discussões, dificuldades, etc. Anos depois, já na erraticidade, ao planejar sua próxima reencarnação, tomou conhecimento de que voltaria a se unir à antiga companheira. Diante da constatação, perguntou ao amigo espiritual que o acompanhava, a razão do compromisso já que tinha suportado tudo até o fim da existência. O Amigo Espiritual lhe informou de que era preciso voltar com a esposa de outrora, porque ele precisava aprender a Amar. A Lei é de Amor, e ninguém quer ser suportado. Todos querem ser amados. Pergunto: Como analisar, sob a ótica da Doutrina Espírita, um relacionamento no qual o Amor não é mais o elo de união entre os cônjuges? Manter esta relação em função da preservação da família? Partir para uma separação, resguardando os valores fraternos ainda existentes?

A decisão é muito pessoal. Se há possibilidade de crescimento na relação, é possível manter o vínculo, apesar de tudo. Mas se não há crescimento, se as pessoas estão se destruindo, a separação é um caminho viável para reencontrar a felicidade. (t)

<|Moderadora|> [03] <_Cesar_palestra> A formação da família tem como objetivo sempre corrigir desequilíbrios do passado? Isso é uma regra geral?

Não. Há famílias que se reúnem pela afinidade, e devem desenvolver ações de interesse social. (t)

<|Moderadora|> [04] Boa parte das pessoas casadas se diz insatisfeita com seu casamento. O que fazer quando se detecta que o parceiro já não é atraente como nos primeiros tempos? Casamento "quebrado" tem conserto?

A insatisfação no casamento faz parte da vida de espíritos ainda inferiores, como nós. É preciso construir dia a dia a felicidade com o parceiro. Se não há interesse dele é que em nós também a motivação está falhando. "Casamento quebrado" tem conserto. :-) As pessoas podem buscar ajuda nas terapias da Terra e no tratamento espiritual. (t)

<|Moderadora|> [05] Quem não forma uma família, o que significa na visão espirita?

Do ponto de vista da sociologia, hoje família pode ser considerada até formada de uma só pessoa. Do ponto de vista espírita, somos livres de fazer nossas escolhas. Alguém que não forma família pode estar se dedicando à toda família humana, e isso é válido. (t)

<|Moderadora|> [06] Já me foi dito, numa casa espírita, que nossos filhos NÃO SÃO nossos filhos. Ou seja, entendi que ESTÃO nossos filhos. O mesmo se aplicaria para nossos cônjuges. Fiquei triste pois compreendi que nos separaremos no futuro, seguindo cada espírito para novas missões. Isto não é um paradoxo, considerando que nossa doutrina é "a consoladora"?

A separação que acontece entre os que se amam é sempre transitória. Para o espírito, não há limite de espaço e tempo. Os que se amam estão sempre ligados pelo pensamento, então não há separação de fato. (t)

<|Moderadora|> [07] Como orientar a filha adolescente que insiste em iniciar a vida sexual precocemente?

É preciso dialogar sempre. Mostre-lhe que estamos sempre acompanhados por espíritos, os quais poderão incentivar essas relações com o objetivo de retornarem à vida. Uma gravidez nesta fase é contudo um problema para toda a família, e sobretudo para a adolescente que ainda não tem estrutura psico-física para enfrentar os compromissos da maternidade. Mostre-lhe que ela será responsável pelas escolhas que está fazendo. (t)

<|Moderadora|> [08] O Evangelho de Jesus, nos informa de que somente em caso de adultério o casal deve separar-se. O mundo moderno vem acelerando mudanças profundas, quanto a esse preceito. Os casamentos tem-se desfeitos de forma acelerada. A preservação da família tem sido comprometida. Qual a melhor postura de orientação nos centros espíritas para os freqüentadores? Continuamos com a mesma postura do evangelho de Jesus?

Jesus utilizava a palavra "adultério" com uma conotação mais ampla. Podemos entendê-la relacionada a alteração da qualidade do sentimento, e não somente em relação à infidelidade. Desse ponto de vista, amplia-se também nosso entendimento de que conservar um amor exige esforço de nossa parte. Isso é o essencial. (t)

<|Moderadora|> [09] O que pensar de casais homossexuais que vem a ter filhos? Pode uma criança crescer em harmonia tendo pais do mesmo sexo?

É possível, sim. Se há amor verdadeiro entre as pessoas, a convivência é harmoniosa, independentemente de sexo. (t)

<|Moderadora|> [10] Em recente reportagem sobre sexualidade de adolescentes, a revista "Veja" deu uma dica para os pais de adolescentes: "Não tente ser amigo do seu filho. Pai é pai". O que você pensa de afirmativas desse gênero?

Eu precisaria ler o texto para entender a afirmativa em seu contexto. Não acredito que alguém aconselhe a um pai a não ser amigo de seu filho. É provável que o conselho objetive a correção do comportamento inconsistente e "moderninho" de pais que querem ser mais jovens do que seus filhos. (t)

<|Moderadora|> [11] Como entender a formação da família, sob a ótica espírita, em sociedades diferentes da nossa?

Se entendemos família como uma reunião de espíritos para realização de um projeto, percebemos que esse conceito é universal, desvinculado de funções estabelecidas por esta ou aquela cultura. (t)

<|Moderadora|> [12] <_Cesar_palestra> Nesta semana, na Radio Transamérica, houve uma pesquisa sobre o fato do companheiro ou companheira mudar após o casamento; é um fato que durante o namoro a pessoas projetam uma imagem não real do parceiro? Como seria possível se evitar isso?

É natural a mudança após o casamento. O namoro é uma fase de encantamento, em que cada um mostra ao outro o seu lado melhor. Na vida a dois revelam-se as tendências reais. A única maneira de minimizar isso é estar certo de amar aquela pessoa independentemente dos aspectos transitórios: beleza física, status, etc. (t)

<|Moderadora|> [13] Por vezes, casamentos extremamente sofridos são preservados em nome do bem-estar dos filhos. O que dizer àqueles que vivem esse dilema? De um lado existe a dor de uma convivência que só traz brigas e rancores; de outro, a possibilidade do filho se sentir abandonado.

A manutenção do casamento, neste caso, só será benéfica para os filhos se a pessoa tiver capacidade de renunciar verdadeiramente, caso contrário, a tristeza contaminará as relações afetivas e poderá ser pior que a separação. (t)

<|Moderadora|> [14] <^TeCa^> Muitos casais atualmente adotam como o casamento moderno morando em casa separadas, a convivência no mesmo espaço não seria o mais correto?

Nesses tempos de transição, estão ocorrendo experimentações. Como espíritos em busca da evolução, todos os caminhos podem conter preciosos ensinamentos. A família do mundo renovado deve ser construída por nós sem nenhum modelo. A criatividade é que nos indicará o melhor caminho. Não há receita, só consideramos mais adequado que a família viva sob o mesmo teto porque este é o modelo a que estamos acostumados. Isso não é garantia de ser a melhor fórmula. (t)

<|Moderadora|> [15] Dalva, gostaria que você comentasse o seguinte: "O laço que une a sua família verdadeira não é de sangue, mas de respeito e alegria pela vida um do outro. Raramente os membros de uma família se criam sob o mesmo teto." (Richard Bach, "Ilusões, as Aventuras de um Messias Indeciso".

O trecho confirma o ensino de "O Evangelho Segundo o Espiritismo": os verdadeiros laços de família não são os da cosangüineidade, mas os da afinidade espiritual. Podemos estar numa mesma casa, junto a espíritos com os quais não nos afinizamos, mas que precisamos a aprender a amar; e espíritos muito ligados a nós pelos laços afetivos podem estar transitoriamente distantes. (t)

<|Moderadora|> [16] Estou me separando, tenho duas filhas e seis anos de casado. Será que estou certo? O que isto pode acarretar? Eu tenho a obrigação de viver casado só por causa das minhas filhas?

Não podemos avaliar a correção da decisão tomada, só você pode fazê-lo. Por que não medita sobre as causas da falência do casamento? Ninguém tem a obrigação de ficar casado, mas essa pode ser uma opção válida quando conseguimos transformar nossos sentimentos e fazer da vida a dois um projeto de crescimento. (t)

<|Moderadora|> [17] Como administrar e viver numa família onde não reina mais o amor mas sim as "cobranças"?

Talvez a melhor receita seja dialogar e orar. Você já experimentou fazer uma reunião por semana para leitura do Evangelho em família? (t)

<|Moderadora|> [18] Que conseqüência para o filho que apoia o pai ou a mãe em uma separação, onde, nesta, poderá acarretar a decadência do não apoiado? Que papel o filho deve tomar nessa situação?

Os pais estão vivendo um momento muito difícil. O filho deve apoiar a ambos em suas dificuldades, mas isso não significa dar razão a um ou a outro. O apoio de que falamos é afetivo. Deixe claro que você os ama. (t)

<|Moderadora|> [19] <^TeCa^> nos mundos superiores como são constituídas as famílias, é muito diferente do nosso mundo?

Só podemos saber a constituição da família nos mundos primitivos e nos de provas e expiações. Com relação aos mundos superiores, só podemos fazer conjecturas. Acredito que sejam núcleos em que há muito amor. (t)

<|Moderadora|> [20] Vivemos em um mundo que incentiva uma visão banalizada e inteiramente distorcida do sexo. Como orientar os filhos a encarar o relacionamento sexual de forma bonita e responsável? Os que adotam esse tipo de postura são assim por causa da educação recebida no lar ou é algo que o próprio espírito traz consigo?

A postura do indivíduo perante o sexo está relacionada ao seu nível evolutivo e à educação recebida. Os filhos encararão de maneira diferente o sexo se os pais exemplificarem uma postura também diferente. É preciso falar com naturalidade sobre o assunto e demonstrar equilíbrio na própria manifestação afetiva. (t)

<|Moderadora|> [21] Qual deve ser a atitude da mulher grávida no que se refere a sentimentos? Stress, raiva, tristeza, tudo isso influi sobre o espírito reencarnante?

A ligação entre mãe e filho é sempre muito intensa. O que se passa no psiquismo da mãe afeta diretamente o reencarnante. Portanto, se a mulher tem a consciência dessas questões, deve procurar manter-se em equilíbrio. Exercícios de meditação e relaxamento são muito úteis e a oração é sempre indicada. (t)

<|Moderadora|> [22] "... Podemos estar numa mesma casa, junto a espíritos com os quais não temos afinidade, mas que precisamos a aprender a amar... " Que fazer quando a situação contrária ocorre? Amávamos nossa família, mas, por conseqüentes decepções, passamos a (apesar de continuar a respeitar) não mais amar?

Procure na oração o reforço de energia para enfrentar as dificuldades. Procure compreender que entre espíritos ainda tão imperfeitos a convivência na intimidade do lar é difícil e desafiadora. Não esmoreça nunca. (t)

Considerações Finais do Palestrante:
Agradeço a atenção de todos. O assunto "família" é muito complexo e torna-se difícil examinar as questões aqui abordadas com a profundidade que desejaríamos. Esses assuntos estão abordados mais adequadamente em nosso livro "Os Caminhos do Amor", Edição da FEB. Se os companheiros se interessarem, depois poderemos conversar mais vezes sobre as dúvidas que surgirem na leitura. Um grande abraço e até breve! (t)

Oração Final:
Jesus, Mestre e amigo, aprendemos de teus lábios a lição do amor universal que devemos dedicar a todos os espíritos, indistintamente. Entretanto, pequenos que somos, ainda somos iniciantes na conjugação desse verbo misterioso e belo que é "amar". Por isso, nesta noite, pedimos que nos inspires na busca permanente pelo amor. Pelo amor que compreende, que auxilia, que estende as mãos, que caminha junto. Sabemos que a Providência Divina nos situa na família que nos é mais adequada ao progresso espiritual. Por isso, auxilia-nos a amar esses espíritos, com extrema dedicação. Dulcifica-nos o coração no convívio de cada dia. Que teu amor nos ilumine a alma, agora e sempre. Que assim seja. (t)
FONTE:http://www.espirito.org.br/portal/palestras/irc-espiritismo/palestras-virtuais/pv040200.html

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Vem aí o 3º GEAL Arte Espírita - dia 13/09/2009 das 14:30 hs às 17:25 hs no Grupo Espírita Ave Luz


3º GEAL ARTE ESPÍRITA
Dia: 13 de Setembro de 2009 (Domingo)
Horário: Das 14h30min às 17h25min
Com o tema FAMÍLIA.

PARTICIPAÇÕES:

Grupo Arte e Luz (Teatro)
Chiquinho Rodrigues (Música)
Espírito de Arte (Música e Teatro)
Teatro de Bonecos Riso de Deus (Teatro)
Luis Verão (Música) e Grupo AME (Música).

Local: GRUPO ESPÍRITA AVE LUZ – GEAL
(Avenida A, Nº 220 – Lot. Nova Fortaleza – Jangurussu - Fortaleza – CE)
**Informações: (85) 3269-3938 / 8760-2065
**Realização:
Grupo Espírita Ave Luz

**Promoção:
Federação Espírita do Estado do Ceará
Coordenação de Artes
União Distrital Espírita 5

EQUIPE PROGEAL
"Contribuindo com o Movimento Espírita Cearense"
--

Grupo Espírita Ave Luz - GEAL
Fundado em 18 de Abril de 1992
"Deus, Cristo e Caridade"

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

FILMES QUE VALORIZAM A VIDA


FILMES

Sugestões de Filmes

A Casa
Um grupo de mulheres com deficiência mental falam de suas vidas e memórias através de desenhos que serão transformados em animações criadas pela diretora Vivienne Jones. Um grupo de artistas. Um filme de Eija-Liisa Ahtil.

A Chave de Casa
Um jovem que possui deficiências físicas e psicológicas devido a problemas no parto precisa ir anualmente a um hospital de Berlim. Numa destas viagens seu pai o acompanha, na tentativa de se aproximar dele. Com Charlotte Rampling

A Cor do Paraíso
Filho espera o pai vir buscá-lo para as férias, numa escola especial para crianças cegas. O pai no entanto fica relutante em levá-lo para casa, por pensar que isso poderá atrapalhar suas pretensões de se casar de novo.

After Life
Relação entre uma moça com síndrome de Down e seu irmão.

A História de Brooke Ellison
Um grave acidente deixa a jovem Brooke Ellison tetraplégica. Mas sua incansável vontade de viver e se superar não só a leva de volta à escola como também à universidade, onde se forma com louvor.
Drama biográfico baseado na vida de Brooke Ellison, que ao lado de sua mãe Jeane escreveu um livro em que conta sua história.

Além dos Meus Olhos
Após alguns anos de casados, James e Ethel, que são cegos, descobrem que não podem ter filhos. Quando decidem adotar uma criança, têm que enfrentar uma série de barreiras legais e provar que são capazes de cuidar de alguém.

A Maçã
Trata do isolamento social de duas meninas gêmeas filhas de uma mãe cega e de um pai muito velho que para ganhar a vida vive pela aldeia rezando.

A Música e o Silêncio
É a história de Lara, menina que renuncia a tudo o que mais gosta na vida para tomar conta de seus pais, surdos-mudos. Na adolescência Lara revê sua tia Clarissa, uma bem sucedida clarinetista de Jazz. Lara apaixona-se pela música e decide dedicar-se de corpo e alma aos estudos do instrumento musical. Anos mais tarde, já uma bela mulher, Lara prepara-se para entrar no conservatório de Berlim, quando conhece Tom, o homem que vai dar novo sentido a sua vida.

Amargo Regresso
Um capitão das forças armadas americana vai lutar no Vietnam e sua mulher decide servir como voluntária em um hospital para veteranos. Lá ela encontra um antigo colega da faculdade, agora um soldado paraplégico, e apaixona-se por ele.

A Pessoa é para o que Nasce
Três irmãs, cegas de nascença e cantoras, encontram o seu estar no mundo na música,cantam pelas ruas da cidade a fim de complementar a renda familiar, sustentada pela mísera aposentadoria.

À Primeira Vista
Uma arquiteta está de férias em um hotel e apaixona-se pelo massagista cego. Convence-o a submeter-se a uma operação para que ele volte a enxergar. O filme é baseado em fatos reais e mostra as dificuldades do voltar a enxergar.

À Procura de Mr. Goodbar
Baseado no best seller de Judith Rossner, "A procura de Mr. Goodbar" tem como atriz principal Diane Keaton, que faz o papel de uma mulher reprimida sexualmente que de dia dá aulas como professora de crianças surdas, e à noite procura o prazer nos braços de homens desconhecidos. O talento de Diane Keaton mantém nossa atenção sobre o filme que foi indicado ao Oscar em 1978. O filme marcou também o primeiro trabalho substancial de Richard Gere e de Tom Berenger.

Asas da Liberdade
Um ex-combatente do Vietnam é internado depois de um surto psicótico. Durante o transe, ele recorda sua vida pobre e sonha ser um pássaro. Ganhou Prêmio Especial do Júri em Cannes.
contexto original na página:

Belinda
História de uma mulher surda, estrelada por Jane Wyman, que ganhou o Oscar.
Benny e Joon - Corações em conflito
Benny e Joon são irmãos. Ele, mais velho, toma conta dela. Joon se apaixona por Sam, e pela primeira vez Benny se vê com ciúme da irmã, com medo de perdê-la.

Bicho de Sete Cabeças
Conta a história de Wilson e seu filho Neto, que possuem um relacionamento difícil. A situação entre os dois atinge seu limite e Neto é enviado para um manicômio, onde terá que suportar as agruras de um sistema que o submete.

Blink - Num Piscar de Olhos
Mulher faz cirurgia para recuperar a visão, porém passa a enxergar tudo com um dia de atraso.

Carne Trêmula
Uma briga de casal acaba em troca de tiros com a polícia, um dos policiais é baleado e fica paraplégico. O homem que atirou é preso e o ex-policial torna-se um jogador de basquete famoso. Ao sair da prisão, o jovem quer vingança e aproxima-se da mulher do ex-policial.

Casamento Proibido
Hedir, paraplégico desde os 15 anos, foi impedido pelo bispo de casar-se na Igreja Católica em função de uma lei do Vaticano de 1084, segundo a qual um homem precisa ser capaz de copular para poder casar.

Castelos de Gelo
Patinadora adolescente é descoberta por famosa treinadora, que transforma a garota em campeã mundial. No auge da fama, ela sofre acidente, que a deixa cega, tendo de recomeçar do zero, com a ajuda do namorado.

Cegos, Surdos e Loucos
Dois amigos, um cego e o outro surdo, são as únicas testemunhas de um assassinato. Enquanto a polícia acha que eles são os culpados, os verdadeiros assassinos os perseguem.

Código para o Inferno
Após descobrir a senha que dá acesso a um programa secreto do governo americano, um garoto autista (Simon Linch) tem seus pais assassinados e passa a ser perseguido. Sua única chance de escapar é contando com o apoio de um agente do FBI (Arthur Jeffries), que decide protegê-lo e desvendar o caso.

Como uma borboleta
Przemek teve paralisia cerebral ao nascer. Sua capacidade de comunicação ficou totalmente comprometida até que teve acesso à linguagem BLISS e revelou sua capacidade de expressão.

Crianças Invisíveis
Uma série de curtas mostrando a dificuldade das crianças em sobreviver ao enfrentar a realidade das ruas.Seja coletando sucata nas ruas de São Paulo ou roubando para viver em Nápoles e no interior da Sérvia, os filmes são protagonizados por personagens infantis que lidam com uma dura realidade, na qual crescer muito cedo acaba sendo a única saída.

Dançando no Escuro
Uma imigrante tcheca leva uma vida dura trabalhando em uma usina nos EUA. Descobre que está perdendo a visão dia após dia e tenta esconder isso de todos, principalmente de seu filho, geneticamente condenado a também desenvolver a doença. Vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes como melhor filme e melhor atriz.

De Porta em Porta
Rapaz que sofreu mal uso do fórceps no nascimento topa trabalhar numa área em que vendedor algum teve resultado. Além do êxito, conquista destaque entre os colegas vendedores. História verídica.

Desejos inconfessos
As pessoas com deficiência lutam para serem reconhecidas como pessoas aptas a explorar sua sexualidade e levar uma vida sexual ativa.

Desembucha
Engraçado e contundente retrato dos esforços de Jeff Shames para superar sua gagueira e a negação de seu pai.

Do Luto à Luta
De Evaldo Mocarzel, documentário sobre como os pais recebem a notícia de que os filhos nasceram com a síndrome de Down. Mostra diversos adultos com síndrome de Down e suas impressões sobre a vida. As soluções para a inclusão destas pessoas na sociedade são mais simples do que se imagina.

Dr. Fantástico
Um ataque nuclear acidental gera uma confusão entre EUA e União Soviética. O conselheiro do presidente americano, que dá nome ao filme, é paraplégico.

E aí meu Irmão, cadê você?
Fugitivos da prisão estão acorrentados um ao outro. Na fuga encontram um profeta cego e um vendedor de bíblias com um só olho.

Enigma de Kaspar Hauser
Filme baseado na história verídica e obscura de Kaspar Hauser, cuja maneira de pensar difere totalmente da dos outros seres humanos. Cresceu num calabouço, acorrentado até o dia em que foi levado por um guarda a uma praça e ali abandonado. Um cidadão o encontra e o leva para a casa do capitão de cavalaria que o entrega às autoridades, ele é então exposto em uma feira de curiosidades, onde ganha o seu sustento. Um dia ele foge com alguns companheiros e é acolhido pelo Sr. Daumer. Dois anos depois, Kaspar sabe falar e escrever.

Epidemia
Nos anos 50, na Dinamarca, milhares de pessoas foram infectadas pela poliomielite. Niels Frandsen procura as palavras e as imagens para um registro histórico e pessoal.

Escola para todos
Documentário sobre o problema do acesso à educação para crianças com deficiência na Rússia, e a interação com os demais alunos em uma escola inclusiva.

Eterno amor
A jovem Mathilde, que tem poliomielite, investiga o que aconteceu a seu noivo Manech, condenado à morte durante a I Guerra Mundial. Sem aceitar que perdeu seu amado, ela corre atrás de pistas que indiquem o paradeiro dele, e durante sua trajetória ouve diversos relatos dolorosos sobre o fim de seu noivo e de outros soldados. A história é baseada no livro "Un Long Dimanche de Fiançailles", de Sébastien Japrisot.

Feliz Aniversário Talidomida
Mat Fraser adquiriu deficiência devido ao uso de talidomida por sua mãe durante a gestação. No Brasil, Mat investiga o uso da droga e conhece mulheres que ainda a usam.

Feliz Ano Velho
Adaptação do best-seller autobiográfico de Marcelo Rubens Paiva, conta a história de um universitário que fica tetraplégico após um mergulho. Vencedor de sete prêmios no Festival de Gramado, incluindo melhor roteiro.

Filhos do Silêncio
Professor leciona linguagem dos sinais para deficientes auditivos. Apaixona-se por uma garota surda que tem dificuldades para relacionar-se com os outros. Oscar e Globo de Ouro de melhor atriz e Urso de Prata no Festival de Berlim para direção.

Forrest Gump - O Contador de Histórias
Quarenta anos da História dos EUA vistos pelos olhos de um rapaz com QI abaixo da média. Há também um amputado das pernas. Oscar de melhor filme, ator, diretor, roteiro, montagem e efeitos especiais.

Frida
História de Frida Kahlo, pintora mexicana que sofreu um acidente aos 17 anos. Trata de sua deficiência física e traz uma mensagem de coragem e força.

LIBERDADE PARA AS BORBOLETAS
Jovem músico cego decide morar sozinho, longe da mãe superprotetora. Aluga apartamento em São Francisco e envolve-se com uma vizinha, atriz. A mãe do rapaz e as exigências da profissão da moça são dois grandes obstáculos para o relacionamento deles.

Gaby - Uma História Verdadeira
A história de Gaby Brimmer que, sem andar, falar nem mexer as mãos, escreveu um livro com o pé e uma maquina de escrever elétrica.

Gattaca
Num mundo onde as pessoas são manipuladas geneticamente, rapaz concebido pelo método natural tenta esconder seus defeitos, assumindo identidade de outro que ficou paraplégico.

Gilbert Grape - Aprendiz de Sonhador
Gilbert sustenta a família desde a morte do pai. Sua mãe é obesa e seu irmão tem deficiência mental. A chegada de uma jovem muda sua vida.

Ìris
A história de amor entre a novelista e filósofa Iris Murdoch e seu marido, o professor John Bayley, contada em duas épocas distintas: na juventude, quando se conheceram, e na velhice, quando Iris sofre do mal de Alzheimer.

Irma Vap - O Retorno
Otávio Augusto (Marcos Caruso), um dos produtores da montagem original de "O Mistério de Irma Vap" no Brasil, deseja montar uma nova versão do espetáculo. Para tanto ele conta com a ajuda de Luiz Alberto (Leandro Hassum), filho de seu antigo parceiro na montagem da peça, que morreu recentemente de enfarte devido às várias dívidas contraídas. Porém Otávio tem problemas. Tony Albuquerque (Marco Nanini), um dos atores da montagem original, está "temporariamente paralítico", sendo manipulado pela irmã Cleide (Marco Nanini) e mantido confinado no 2º andar de sua casa. Impossibilitado de contar com o elenco original, Otávio e Leandro convidam Darci Lopes (Ney Latorraca), um ator decadente que faz shows em boates, para assumir a direção da nova versão da peça. A idéia é remontá-la com dois jovens comediantes, Leonardo Aguiar (Thiago Fragoso) e Henrique D'Ávila (Fernando Caruso), como protagonistas. Entretanto, para tirar o projeto do papel, Otávio e Leandro precisam lidar com Cleide, já que o irmão dela é o detentor dos direitos da peça. De forma a impedir que alguém tenha contato com Tony, Cleide falsifica sua assinatura e entrega a autorização aos produtores. É quando enfim começam os ensaios para que "O Mistério de Irma Vap" retorne ao teatro.

Janela da Alma
Dezenove pessoas com deficiência visual contam como se vêem, como vêem os outros e como se relacionam com o mundo.

Johnny vai à Guerra
Um jovem volta da primeira guerra mundial drasticamente mutilado, sem as pernas, braços e, ainda, sem um pedaço da face, e fica num leito de hospital. A chocante mensagem anti-bélica foi censurada em diversos países. Ganhou o Prêmio do Júri no Festival de Cannes.

King Gimp
Vencedor do Oscar, esse documentário retrata a vida de uma pessoa com paralisia cerebral.

Lágrimas do Silêncio
Atriz surda deixa a filha com seus pais enquanto recupera-se da morte do marido. Sua mãe apega-se à neta e pede sua guarda na justiça.


León e Olvido
Olvido é uma mulher de 21 anos. León, seu irmão, tem síndrome de Down. Faz 4 ou 5 anos que ficaram órfãos e, como única herança, eles têm a casa onde moram e um carro velho. Entre eles começa desenvolver-se, de modo cada vez mais desesperado, um conflito: Olvido quer que León aceite morar em um internato ou que vá e volte sozinho da escola e se ocupe, pelo menos, de suas coisas e de algumas tarefas domésticas, enquanto León faz todo o possível para que suas atividades, responsabilidades e tarefas sejam mínimas e sua irmã cuide dele de corpo e alma.

Lua de Fel
Casal de ingleses embarca em um cruzeiro onde conhecem um casal formado por uma linda mulher e um cadeirante. Este, sádico, conta aos ingleses a trajetória de seu romance, da paixão ao desencanto.

Luzes da Cidade
Carlitos apaixona-se por uma florista cega e se envolve nas maiores trapalhadas buscando dinheiro para recuperar a visão da moça.
Murderball - Paixão e Glória
Um documentário sobre a superação através do esporte de pessoas paraplégicas que encontram um novo sentido para a vida. Em cadeiras especiais a lá "Mad Max", jovens com restrições de movimento nas pernas e braços se enfrentam em quadras de basquete em duelos poderosos. Paralelamente vemos as lutas individuais dos protagonistas: um jovem que busca redenção com o acidente que o feriu, um jogador aposentado que passa a treinar o time do Canadá e é visto como traidor pelos americanos, e um jovem recém incapacitado que busca esperança no esporte. Temas como sexualidade e convivência com a sociedade também são abordados, à medida que entendemos que sobre as rodas vivem seres humanos dignos e capacitados.

Mar Adentro
Conta a história de Ramón Sampedro, um marinheiro espanhol que se torna tetraplégico após um mergulho numa praia. Depois de 28 anos preso à cama, ele decide dar fim à própria vida, mas tem de enfrentar a resistência da Igreja e da Justiça espanhola.

Melhor Impossível
Jack Nicholson deu à Desordem Obsessiva-Compulsiva um rosto.

Menina de Ouro
Frankie Dunn (Clint Eastwood) passou a vida nos ringues, tendo agenciado e treinado grandes boxeadores. Frankie costuma passar aos lutadores com quem trabalha a mesma lição que segue para sua vida: antes de tudo, se proteja. Magoado com o afastamento de sua filha, Frankie é uma pessoa fechada e que apenas se relaciona com Scrap (Morgan Freeman), seu único amigo, que cuida também de seu ginásio. Até que surge em sua vida Maggie Fitzgerald (Hilary Swank), uma jovem determinada que possui um dom ainda não lapidado para lutar boxe. Maggie quer que Frankie a treine, mas ele não aceita treinar mulheres e, além do mais, acredita que ela esteja velha demais para iniciar uma carreira no boxe. Apesar da negativa de Frankie, Maggie decide treinar diariamente no ginásio. Ela recebe o apoio de Scrap, que a encoraja a seguir adiante. Vencido pela determinação de Maggie, Frankie enfim aceita ser seu treinador.

Mentes que brilham
Conta a história de uma jovem operária, mãe solteira de uma criança que se revela superdotada, enfrentando muitos desafios em sua vida.

Meu filho meu mundo
A luta de um casal que tem um filho autista com três anos de idade. A história mostra todo o empenho e dedicação da família para inseri-lo na sociedade.

Meu Nome é Radio
Harold Jones é um técnico de futebol americano que desenvolve uma amizade com Radio, um estudante do colegial que é deficiente mental. A amizade dos dois cresce com o passar dos anos, com Jones acompanhando a transformação de Radio de um jovem tímido para a inspiração da comunidade em que vive.

Meu Pé Esquerdo
Christy Brown (Daniel Day-Lewis), o filho de uma humilde família irlandesa, nasce com uma paralisia cerebral que lhe tira todos os movimentos do corpo, com a exceção do pé esquerdo. Com apenas este movimento Christy consegue, no decorrer de sua vida, se tornar escritor e pintor.

Mito urbano
Um homem e uma mulher que quase namoraram há 16 anos atrás se reencontram por acaso.. Esta é uma história de oportunidades perdidas, ansiedade e desejo.

Morte Silenciosa
Viagem de sete estudantes surdos e sua professora se transforma em uma lição de terror quando se deparam com três criminosos em fuga. Tomados como reféns, os criminosos exigem que o FBI libere um helicóptero para que possam fugir, ameaçando matar um refém a cada uma hora que passar. Num clima tenso e perigoso, e com uma das vítimas morta, o agente John Potter tem a difícil missão de provar que pode cuidar do caso.

Mr. Holland - Adorável Professor
Direção de Stephen Herek - professor que deseja escrever uma sinfonia tem um filho surdo. Então decide organizar um concerto para deficientes auditivos. Produção:

Mulheres Ferreiras
Em 1997, em Uganda e no Quênia, três mulheres com deficiência decidem que seus destinos dependem de suas mãos. e aprendem a construir cadeiras de rodas, assegurando assim sua própria mobilidade.

Na Ponta dos Pés
Steven e Carol formam um casal feliz, até que ela fica grávida. Ela deseja ter o bebê, mas ele quer que ela faça um aborto a todo custo. Sem entender o porquê do desejo dele, Carol começa a investigar e descobre que a causa é que Steven vem de uma família de anões.

Nascido anormal
Em meio a lendários artistas que possuíam alguma deficiência, Mat, vítima da talidomida, se apresenta no último freakshow sobrevivente nos Estados Unidos.

Nascido em 4 de julho
Ron Kovic (Tom Cruise) é um rapaz idealista e cheio de sonhos, que deixa a namorada (Kyra Sedgwick) e a família para ir lutar no Vietnã. Já na guerra, ele é ferido e fica paraplégico. Ao voltar aos Estados Unidos é recebido como herói, mas logo se vê confrontando com a realidade do preconceito aos deficientes físicos, mesmo aqueles considerados heróis de guerra. Ron decide então se juntar a outros para lutar pelos seus direitos, agora negados pelo país que os enviara para a guerra.

Nell
Nell foi criada sem nenhum contato com o mundo. É descoberta por um médico e uma psicóloga que tentam descobrir como foi sua vida até então.

Nenhum a Menos
Garota chega a uma pequena aldeia no interior da China para substituir o antigo professor que precisa fazer uma viagem. Quando um aluno foge da escola, ela resolve a qualquer custo reaver o aluno.

Nicky e Gino
Nick tem deficiência mental e é lixeiro por ocupação. Gino, seu irmão, inicia sua carreira de médico. Nick é ingênuo e depende de Gino para se livrar da hostilidade do mundo.

O Amor é Cego
Hal (Jack Black) é um homem que segue à risca o conselho de seu pai e apenas se interessa por mulheres que tenham um físico perfeito. Mas tudo muda quando ele por acaso se encontra com Anthony Robbins, um guru de auto-ajuda que o hipnotiza e faz com que ele apenas possa visualizar a beleza interior das mulheres, em detrimento de seu físico. Sem saber que está sob o efeito de hipnose, Hal então se apaixona por Rosemary (Gwyneth Paltrow), uma mulher obesa que é vista por ele como se fosse uma verdadeira deusa. Até que, após ser retirado da hipnose por seu amigo Mauricio (Jason Alexander), ele passa a ver como Rosemary é de verdade fisicamente e precisa tomar uma decisão sobre seu relacionamento com ela.

O Aviador
Trata do TOC - Transtorno Obsessivo Compulsivo, e conta a história de um pioneiro da aviação.

O Cego Estrangeiro
O filme retrata um costume dos brasileiros quando vão assistir filmes nas salas de cinema: ler legendas. Esse é um filme sem imagens e o enredo é contado por legendas. É a combinação do cinema com a literatura.

O Colecionador de Ossos
Um brilhante investigador policial fica tetraplégico após sofrer um acidente. Isso não o impede de continuar seu trabalho, desvendando um assassino em série, com a ajuda de uma jovem e dedicada policial.

O Demolidor – O Homem sem Medo
Após descobrir o verdadeiro trabalho de seu pai, o jovem Matt Murdock (Ben Affleck) sofre um acidente que faz com que fique cego e tenha seus sentidos ampliados, além de ganhar um apurado radar mental, que faz com que consiga perceber o que ocorre à sua volta. Já adulto, Matt estuda Direito e passa a treinar arduamente artes marciais. Com isso passa a ter uma vida dupla: durante o dia é um conceituado advogado e à noite passa a usar suas habilidades super-humanas para combater o crime, sob o codinome Demolidor.

O Despertar para Vida
Depois de sofrer um grave acidente, um jovem escritor tem que freqüentar um centro de reabilitação, em uma cadeira de rodas. Um motociclista racista e rebelde
e um negro alcoólatra e paquerador são alguns de seus companheiros. Eles descobrem no companheirismo novos horizontes para suas vidas.

O Franco Atirador
Conta a história de três amigos, dois deles paraplégicos, e as conseqüências da guerra do Vietnam em suas vidas.

O Garoto Selvagem
Conta a historia das experiências pedagógicas de Itard.

O Grande Lebowski
Lebowski joga boliche, usa drogas e escuta rock o dia inteiro. A confusão começa quando ele é confundido com um milionário paraplégico e passa a ser perseguido por bandidos, seqüestradores, advogados e pela própria polícia.

O Homem Elefante
A história de John Merrick, um desafortunado cidadão da Inglaterra vitoriana que era portador do caso mais grave de neurofibromatose múltipla registrado, tendo 90% do seu corpo deformado. Esta situação o leva ser atração em circos de aberrações. Vítima desta doença que o deforma, este homem tenta a todo custo recuperar a sua dignidade. Baseado em história real.

O Milagre de Anne Sullivan
Professora tenta fazer Helen Keller, uma garota cega, surda e muda, entender melhor as coisas que a cercam. Para isto entra em confronto com os pais da menina, que sempre sentiram pena da filha e a superprotegeram.

O Oitavo Dia
Empresário estressado vaga sem rumo pelas estradas francesas. Quase atropela um rapaz com Síndrome de Down e acaba levando-o no carro. Uma forte amizade desenvolve-se entre os dois. Prêmio de melhores atores em Cannes.

O Óleo de Lorenzo
Um garoto levava uma vida normal até que, aos seis anos, estranhas coisas aconteceram, pois ele passou a ter diversos problemas de ordem mental que foram diagnosticados como ALD, uma doença extremamente rara que provoca uma incurável degeneração no cérebro, levando o paciente à morte em no máximo dois anos. Os pais do menino ficam frustrados com o fracasso dos médicos e a falta de medicamento para uma doença desta natureza. Assim, começam a estudar e a pesquisar sozinhos, na esperança de descobrir algo que possa deter o avanço da doença.

O Pequeno Milagre
Simon é um gigante dentro de um corpinho que não se desenvolveu. Encanta a todos com suas respostas cheias de inspiração e inteligência.

O Piano
Uma garota com deficiência auditiva se casa com um proprietário de terras. Ela apenas se comunica através de um piano.

O Povo contra Larry Flynt
Biografia do criador da revista pornográfica Hustler e sua luta pela liberdade de expressão. Sofre atentado que o deixa paraplégico.

Os Amantes do Pont-neuf
A história de amor de dois moradores de rua, ela cega de um olho.

Os Camelos Também Choram
Da Mongólia, uma camela da a luz a um camelinho albino e rejeita o bebê. Só a música é capaz de fazê-la chorar, para então começar a amamentar a cria.

Os Dois Mundos de Charly
Deficiente mental interpretado por Cliff Roberson que levou o Oscar.

Os Melhores Anos de Nossas Vidas
Com o fim da II Guerra, três veteranos retornam para casa e enfrentam dificuldades para se reestabelecer à vida cotidiana.

Perfume de Mulher
O filme relata a história de um ex capitão do exército, cego e amargo, e sua relação de amizade com um jovem contratado para acompanhá-lo em um tour. Ele descobre mulheres atraentes usando seu apurado olfato. O filme mostra variados cenários da Itália para ilustrar a condição de um homem que está destinado à cegueira, mas pouco disposto a aceitar suas limitações.
Por fora, Por dentro
Documentário onde um homem autista e mudo divide sua profundidade interna. Uma maneira original de apresentar as frustrações da mudez aos espectadores.
Por uma noite apenas
As dificuldades de pessoas com deficiência em comunidades gays. Nesta comunidade em que a beleza física é ultra valorizada, qual é o lugar das pessoas que não se enquadram no padrão?
Prisioneiros do Silêncio
Mãe leva filho autista para uma instituição especializada e descobre maneiras de comunicar-se com ele.
Prova de capacidade
Jacob Baldwin, com paralisia cerebral, parte para uma "Prova de Capacidade": quatro anos e meio pelas estradas da Austrália a 8 km/h numa cadeira de rodas motorizada.
Quando o amor é cego
A paquera e as relações amorosas do ponto de vista de homens e mulheres cegos que estão a procura do amor. Confronto com nossos preconceitos acerca da atração visual no amor.

Quando Tudo Começa
Filme francês do diretor de uma escola infantil que se envolve com os problemas locais da sua comunidade e luta com o governo pelo direito de todos na escola.
Quatro Casamentos e um Funeral
A história de Charles, solteirão convicto, que fica apaixonado por Carrie e passa a encontrá-la em casamentos e funerais. O irmão de Charles é um ator surdo.
Querida Perla
Perla é atriz e a última remanescente de uma família judia de anões que formava uma trupe musical e que sobreviveu às experiências do Dr. Mengele em Auschwitz.

Rain Man
Rapaz vai buscar irmão autista em asilo a fim de herdar a fortuna do pai sozinho. Os dois desenvolvem amizade no caminho de casa, redescobrem os antigos
sentimentos e passam a viver juntos e sem ressentimentos. Oscar de melhor filme, ator, direção e roteiro.

Ratos e Homens
George e Lennie buscam trabalho em uma fazenda da Califórnia. George cuida de Lennie, que tem grande força física mas o cérebro de uma criança.

Ray
Conta a vida do músico Ray Charles, que ficou cego aos 7 anos de idade, como superou sua deficiência e conquistou o sucesso. Quem já viu Ray Charles num palco poderá até jurar que é o próprio quem interpreta a si mesmo no filme.

Rajadas de Fogo
Três ladrões, sendo um de cadeira de rodas, decidem dar um último e retumbante golpe, roubando obras de arte na Rivera Francesa, mas nem tudo sai como esperavam.

Refrigerator Mothers
História de sete mães que foram responsabilizadas pelo autismo de seus filhos. Uma terapia comum nos anos 60 era retirar a criança autista do convívio de seus pais.

Rei Coragem
História, lutas e vitórias de um jovem com paralisia cerebral, Dan Keplinger, e sua trajetória até ser consagrado como um artista plástico.

Rodando
Trata de um programa pirata colocado no ar no lugar de um noticiário da madrugada. Uma visão surreal de como poderiam ser os noticiários no ano de 2010. As pessoas não estão apenas fazendo as notícias, mas também quebrando paradigmas.

Sem Desculpas
Alan nasce com sérios problemas cerebrais e é levado para uma instituição para pessoas com retardo mental. Sua irmã reconstrói o passado, vencendo a insegurança e possibilitando um encontro novo e único entre eles.

Sem Medo da Vida
História de uma avó e seu neto com síndrome de Down, que aborda a questão da aceitação da família de uma forma interessante.

Sempre Amigos
A história da amizade de dois meninos, um super dotado, porém com distrofia muscular e o outro grande e forte, mas pouco inteligente e sem amigos.

Simples como amar
Após passar alguns anos em uma escola especial, Carla Tate foi "graduada" e poderá voltar para casa de seus pais em São Francisco. Mas, apesar de ser intelectualmente limitada, planeja morar sozinha, ter uma vida independente e também se libertar da presença da mãe, que a vigia de forma sufocante. Este desejo de ter seu próprio apartamento é aumentado quando conhece Danny McMann, um jovem que como ela é mentalmente"lento", mas mora sozinho.

Sobre o amor
Em uma escola para pessoas com deficiência na Rússia, crianças divertidas falam sobre suas vidas, especialmente sobre namoro e amor.

Som e Fúria
O filme "Sound and Fury" trata de dois ramos da família Artinian, cada lado conduzido por um irmão, que são o centro de um entusiasmado e esclarecedor debate. De um lado, Chris e Mari são os pais ouvintes de um bebê surdo recém-nascido e decidem implantar seu bebê , para horror de seus parentes surdos. Do outro lado o irmão de Chris, Peter (ambos de família surda) está lidando com o pedido de sua filha que quer um implante, um pedido em desacordo com seu papel de líder do movimento anti-implante.

Somos da PHAMALy
Retrato de três membros da Liga Amadora de Atores de Musicais com Deficiência Física, destacando sua força e coragem para a montagem de uma peça.

Sonata de Outono
A história de um pianista e a relação com suas filhas, uma delas com uma doença neurológica degenerativa.
Sonhando Acordado
Uma oração de reconciliação que coloca lado-a-lado dançarinos com deficiência e um narrador sentado em sua cadeira de rodas.

Só Resta a Lembrança
Arthur Kennedy faz um soldado que perde a visão.

Também os anões começaram pequenos
De maneira angustiante, o filme mostra a escalada da brutalidade e da agressão em um reformatório para anões. Aproveitando-se da ausência do diretor, e sem motivo aparente, apenas pela vontade de fazer algo diferente, os anões se rebelam contra os regulamentos que regem o estabelecimento e acabam provocando um caos absoluto.

Testemunha do Silêncio
Menino autista com 9 anos e sua irmã testemunham assassinato de seus pais. A polícia pede ajuda a um dos maiores especialistas no tratamento de
crianças autistas, para desvendar o crime.

Thalassa
A história de Thalassa, uma menina de nove anos de idade, que nasceu com uma lesão cerebral e que, graças ao esforço de seus pais, consegue levar uma vida ativa e feliz.

Tortura Silenciosa
Uma professora de educação física surda (Maltin) não percebe quando um de seus alunos (McGinley) esconde uma moeda, rara e roubada, em sua bolsa. Logo depois, o rapaz morre na explosão de seu carro e um policial corrupto (Sheen), que sabia do roubo, começa a perseguí-la, tentando reaver a moeda. Desesperada, a professora pede a ajuda a um amigo (Sweeney) do aluno morto, que passa a protegê-la e decide denunciar o caso ao FBI.

Tudo pela Vida
Atriz de novela sofre acidente e vai recuperar-se na casa dos pais. É terrível com as enfermeiras até desenvolver amizade com uma delas.

Um toque de cor
O pintor Terry Jackson reestrutura sua vida e sua técnica de pintura ao adquirir uma deficiência visual. Sua arte reflete a mudança e mostra sua constante luta para manter a pintura como forma de expressão.

Uma criança diferente
Jan Maka era uma criança feliz e cheia de energia até que sua família descobre que ele é "diferente": Jan é autista. Como é viver com uma criança afetada por essa desordem neurológica?
Uma Janela para o Céu
História de uma esquiadora que fica paraplégica em um acidente numa competição, tornando-se professora e lutando pelo seu amor.

Uma Lição de Amor
Sam Dawson é um homem com deficiência mental que cria sua filha Lucy com uma grande ajuda de seus amigos. Porém, assim que faz 7 anos Lucy começa a ultrapassar intelectualmente seu pai, e esta situação chama a atenção de uma assistente social que quer Lucy internada em um orfanato. A partir de então Sam enfrenta um caso virtualmente impossível de ser vencido por ele, contando para isso com a ajuda da advogada Rita Harrison, que aceita o caso como um desafio com seus colegas de profissão.

Uma Mente Brilhante
Um gênio da matemática aos 21 anos formulou um teorema que provou sua genialidade e o tornou aclamado no meio onde atuava. Mas aos poucos o belo e arrogante John Nash se transforma em um sofrido e atormentado homem, que chega até mesmo a ser diagnosticado como esquizofrênico pelos médicos que o tratam. Porém, após anos de luta para se recuperar, ele consegue retornar à sociedade e acaba sendo premiado com o prêmio Nobel.

Uma Razão para Viver
Por um diagnóstico equivocado, uma pessoa com paralisia cerebral é enviada a uma instituição para doentes mentais. Uma professora descobre o erro e tenta repará-lo.
Uma Segunda Chance
Um advogado arrogante perde a memória e tem que recomeçar a vida. Descobre como estava causando mal a seus familiares e resolve mudar.


Uma vida para viver
Crianças com deficiência visual, preparadas por seus professores para uma vida independente, falam sobre o que querem ser quando crescerem, e mostram acreditar que não existem barreiras ou limites para elas.
http://www.puppin.net/ciepre/filmes.html